domingo, 30 de outubro de 2011

Doença de Addison

Olá, queridos!

Quanto tempo! Vim partilhar um pouquinho da minha vida com vocês.
Primeiro lugar, como sempre, adoraria agradecer pelos e-mails, conversas de msn... tenho feito amizades preciosas através do blog. Algumas, posso dizer, gostaria de levar para o resto da vida.

Como falei no último post, entreguei o TCC em junho. E amém, deu tudo certo. Defendi o aborto de fetos anencéfalos (êêê assunto que rende discussão, né? fiquem à vontade pra comentar, caso queiram) e minha nota foi dez. Foi muito gratificante ver que tanto esforço, tanta dedicação, foram reconhecidos assim.

Mas não é disso que quero falar. Após minha conclusão de curso comecei a sentir dores abdominais. Fui em vários médicos e, apesar de muitos exames, ninguém conseguia descobrir o que eu tinha. Os sintomas se agravavam (dores, náuseas, anemia, pressão muito baixa), fui internada diversas vezes e até biópsia da médula óssea tive de fazer, já que desconfiavam de linfoma. Amém que o resultado deu negativo. No fim das contas, depois de 3 meses de pesquisa, descobri ser portadora da Doença de Addison. Trata-se de uma doença auto-imune, que ocorre quando as supra-renais param de fabricar um hormôniozinho chamado Cortisol. O tratamento? Simples, apenas a reposição hormonal. Mas é pro resto da vida, infelizmente. Ou seja, somando com o angioma (que também faço tratamento tomando Depakote 2x ao dia), agora tenho mais algo que requer cuidados constantes.

Conversando com um amigo, ele me indagou porque não faço o requerimento para receber esses remédios pelo SUS, já que são medicações que terei que tomar para o resto da vida. Bom, eu tenho plano de saúde e, felizmente, as condições atuais não me fazem recorrer a tal Sistema. Se um dia precisar, ótimo, não hesitarei. Agora prefiro dar a oportunidade à pessoas que talvez não a tenham tanto. Não sei das condições de vocês, mas fiquem cientes de que é um direito que o Estado os dá. Segundo o artigo 6º da Constituição Federal:

"Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

Já é tarde e tenho que ir deitar. Apenas quero que saibam que não esqueci nosso cantinho. E que procurarei atualizações para postar aqui. Ah, toda ajuda é de muito valor =) quem quiser me adicionar no msn e me ajudar a procurar novas informações: nalinhazip@hotmail.com (relevem, eu fiz esse msn quando tinha 15 anos, pré adolescente total hahahaha)

Beijos.
E força, pra todas nós!






Um comentário:

  1. Querida amiga, nunca nos vimos pessoalmente, mas minha consideração, respeito, carinho, gratidão por você são imensos. Quero deixar público, o seu gesto de generosidade, de amizade que você tem e teve para comigo. Como portadora também de um angioma cavernoso, entrei em pânico, passei por um processo de depressão absurdo e você foi uma das pessoas que mais teve paciência em me ouvir, embora nunca tenha me visto, mais humildade em compartilhar comigo a sua vida, os seus problemas, que agora também são meus. Quero poder um dia conhecê-la e agradecer-lhe pessoalmente pelo gesto tão nobre. Uma de nossas conversas em que você falou que depois, como o tempo, iria me "acostumar" com o angioma, achei impossível isto acontecer, mas hoje, mais de 6 meses depois, vejo que você estava absolutamente certa: convivo normalmente com o meu problema, mas tento ter mais qualidade de vida. Muito Obrigada por tudo. Precisa deixar postado os meus sinceros agradecimentos a esta extradordinária moça. Beijos

    ResponderExcluir