quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Angioma Cavernoso

O angioma cavernoso é uma anomalia vascular caracterizada pela presença veias anormais no cérebro. O fluxo cerebral através destas veias é lento. O angioma cavernoso pode ocorrer em qualquer parte do sistema nervoso central. A incidência dessas lesões é de 0,4% da população.

Os sintomas são convulsões, cefaléia, hemorragia ou compressão ao redor do cérebro ou pressão intracraniana. Esta pressão pode causar sinais neurológicos como perda de força, paralisia, visão dupla, transtornos visuais ou dificuldades na fala. Mas há casos de lesões não sintomáticas.

O diagnóstico mais preciso é feito através da ressonância magnética.

O tratamento do angioma cavernoso deve ser cirúrgico, porém, riscos de hemorragia, idade do paciente, presença de hemorragias anteriores e sintomas devem ser avaliados antes da cirurgia. As conseqüências da hemorragia pelo angioma cavernoso são menores em comparação com a malformação arteriovenosa e aneurisma. Pacientes que apresentam convulsões têm mais chances de reincidência da lesão e frequentemente o controle das convulsões se torna mais difícil necessitando de cirurgia. Sintomas em crianças normalmente requerem tratamento devido ao alto risco de hemorragia no futuro e grande incidência de convulsões.


Fonte: http://www.neuro.pucpr.br/index.php?system=news&news_id=527&action=read

Nenhum comentário:

Postar um comentário