sábado, 3 de outubro de 2009

Angiomas do Tronco Cerebral

Angiomas cavernosos do tronco encefálico têm recebido atenção especial recentemente devido ao aprimoramento das técnicas de imagem e da compreensão de que pequenos eventos hemorrágicos podem causar grandes danos ao paciente. Enquanto a maioria (aprox. 75%) das lesões aparece na porção superior (supra-tentorial) do cérebro, 1 de cada 5 estão localizadas no tronco encefálico, ou em áreas baixas (infra-tentoriais) altamente eloqüentes. [1] O sintoma mais comum das lesões do tronco é o défcit neurológico focal, e não crises convulsivas ou cefaléia como nas lesões supratentoriais.

Os angiomas cavernosos do tronco acarretam problemas peculiares para ambos, pacientes e neurocirurgiões. Núcleos vizinhos encontram-se aglomerados nas pequenas dimensões do tronco. Qualquer massa adicional ou introdução de fluido, como, por exemplo, sangue proveniente de hemorragia, pode comprimir ou romper fibras nervosas importantes.[2] Em outras palavras, qualquer aumento de volume pode resultar em sintomas graves e potencialmente fatais. As fibras que atravessam o tronco controlam funções básicas e involuntárias como respiração, reflexos de deglutição, batimentos cardíacos, temperatura corporal, sensação de dor e temperatura, assim como outras funções voluntárias como movimentação dos olhos, deglutição, controle dos músculos da face, marcha e fala. Tanto nervos cranianos ou e tratos longos (para o corpo todo) podem ser afetados. No indivíduo afetado, o angioma cavernoso do tronco pode manifestar-se com uma série de sintomas repentinamente, dificultando seu diagnóstico. Os neurocirurgiões devem atentar para o manejo clínico nestas situações, e devem pesar os riscos e benefícios do tratamento cirúrgico destas lesões.

Mesmo que as causas de hemorragia em cavernomas ainda não estejam bem esclarecidas, existem recomendações para o manejo clínico especificamente das lesões do tronco.

Observar e esperar (conduta expectante). Esta consiste em realizar RNM periódicas para monitorar as mudanças anatômicas das lesões. Enquanto a lesão permanecer estável, e não causar nenhum sintoma ou evidência de nova hemorragia, esta usualmente é a conduta mais prudente.

A remoção cirúrgica (ressecção) deve ser considerada nos seguintes casos:[3]

    A lesão brota da superfície do tronco e da pia-máter, que é o tecido que cobre o cérebro. Esta lesão é chamada de exofítica.

    Hemorragias repetidas acarretando déficits progressivos

    Hemorragia aguda externa à cápsula da lesão. Ou seja, sangue proveniente da hemorragia envolvendo o tecido cerebral adjacente.

    A lesão cresceu a tal ponto que há visível compressão dos tecidos adjacentes.

Um estudo recente mostrou uma taxa de volume do ressangramento de aproximadamente 30% por pessoa por ano.[4] Outros estudos mostraram taxas variáveis de crescimento.

Anomalias venosas são freqüentemente associadas aos angiomas cavernosos do tronco. Um estudo encontrou 86 pacientes que se encaixavam neste perfil. É importante notar que as malformações venosas devem permanecer intactas durante a ressecção cirúrgica dos cavernomas, uma vez que promovem drenagem venosa funcional.[5] Elimina-las pode resultar em infarto e morte.

Devem ser evitados a todo custo os acessos cirúrgicos que incluam a secção da porção paramediana da base do 4° ventrículo.[6] Pode até ser questionada a indicação de cirurgia quando a lesão brota do quarto ventrículo. O neurocirurgião deve evitar o acesso a esta lesão através da base do 4° ventrículo.

Radiocirurgia estereotáxica (“gamma knife”) não é geralmente aceita para o tratamento de malformações cavernosas do tronco.[7] Taxas de morbidade relativamente altas podem ocorrem, embora um estudo tenha mostrado diminuição das taxas de hemorragia após radiocirurgia.[8] Ao contrário da radiocirurgia para malformações arteriovenosas (MAVs), radiocirurgia estereotáxica não promove a oclusão do cavernoma.[9] Para cavernomas radiocirurgia é no mínimo controversa.

Dados os avanços nas técnicas cirúrgicas microinvasivas, os neurocirurgiões estão ganhando progressivamente mais experiência em cirurgia para cavernomas do tronco. No entanto o potencial para déficits importantes com o tratamento cirúrgico continua alto. E estes riscos não devem de subestimados. A decisão de operar um paciente deve ser tomada com muito cuidado, e analisada caso a caso. A partir do momento em que um paciente preencha os critérios acima mencionados, pode ainda querer questionar alguns pontos importantes em relação a sua evolução, como:

Ainda poderei dirigir?
Ainda poderei trabalhar?
Poderei cuidar da minha família?
Ainda poderei... (qualquer coisa relacionada ao seu dia a dia)?
Os sintomas piorarão progressivamente?
Eu estou saudável o suficiente para agüentar os traumas causados por uma cirurgia cerebral?
Estou jovem o suficiente para que as chances de sangrar novamente sejam maiores do se estivesse mais velho?
Eu disponho de suporte suficiente para me ajudar no árduo processo de recuperação?

Concluindo, uma palavra a mais sobre diagnóstico radiológico. Angiomas cavernosos pequenos, às vezes, são de difícil detecção. Insista para que pelo menos uma de suas seqüências seja em “gradiente-echo” (que é diferente de spin-echo e feixe de prótons). RNM com gradiente-echo é melhor para detectar angiomas cavernosos pequenos ou puntiformes.[10] Ainda que a RNM em gradiente-echo tenha detectado uma lesão, é prudente que se procure outras lesões pelo cérebro, o que pode ser importante num tempo futuro.


Fonte: http://www.angiomaalliance.org/pages.aspx?content=166&id=238

20 comentários:

  1. Olá, me chamo Gabriela tenho 27 anos, tenho hemangiomas cavernoso, em varias partes do cérebro e principalmente no tronco cerebral...os 2 anos tive uma "crise de ausência" isso era o q os médicos diziam...aos 19anos comecei a perder a sensibilidade no dedinho da Mao direita, e na minha cidade por 2 anos fui tratada com uma pessoa q tinha um problema emocional,mimada e cheia de frescura e ao passar dos anos a dormência aumentava, por um milagre fui encaminhada p/ neurocirurgião que só de fazer o teste de reflexo já sabia o q era...fui fazer uma ressonância magnética, onde foi contado que eu tinha um tumor na intra medular na 1-2-3 vértebra, fiz a cirurgia e foi contatado q era hemangioma cavernoso e com td meu histórico descobrimos crise de ausência foi um hemangioma q se rompeu...este da cervical tbm se rompeu..o sintoma era de uma dor na nuca q não passava de jeito nem um... Fiquei no chuveiro das 00h00min as 7:30RS...foi quando aliviou a dor..quando médico abrir achando q era um tumor já não sabia o que era o tumor ou o q era medula...foram 7:00RS de cirurgia com microscópio, graças a Deus foi um sucesso cirurgia, no começo perdi td sensibilidade dos membros superiores...hj nem parece q tive algo.
    Dirijo
    Trabalho
    Escrevo
    Faço td normalmente... Depois de um ano de cirurgia, por não ter menstruação regulada o medico acho q poderia ter hemagioma na hipófise, fizemos uma ressonância do crânio e tenho vario, não tenho na hipófise, mais tenho em outros lugares do cérebro... Sendo q o mais grave é o do tronco cerebral.
    Tive uma depressão muito forte qd soube do hemangioma cavernoso no tronco, pq literalmente tenho uma bomba relógio em td cérebro, mais o do tronco é o pior.
    Mais hj já mais ciente do problema, tenho uma vida muito saudável, e sou muito feliz e grata a Deus por esta bênção q recebo a cada dia.
    Se não for pedir muito gostaria de ter sempre informações sobre este assunto.
    é muito importante p/ mim.
    vcs estão de parabéns por este site, pq bem isso msm...me identifiquei muito com td q li no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  2. Gabriela, meu irmão tbm tem 6 angiomas cavernosos no cerebro, é um que se rompeu há uns 4 meses..esse está localizado no troco cerebral. No inicio ele ficou muito mal...perdeu peso e não fazia quase nenhum movimento, no caso dele o médico (Dr Paulo Niemeyer) quer operar, pois acha mais arriscado permancer com o angioma!Queria saber os médicos que vc se trata, e porque não fez a cirurgia no troco?

    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  3. Gabriela, me chamo Geovana, add vc no MSN, e está aqui meu endereço de e-mail, geovanaafr@hotmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. OI GABRIELA MEU NOME E KARINA TENHO 19 ANOS E TBM TENHO UM HEMANGIOMA CAVERNOSO GOSTARIA QUE ME ADD NO MSN KAKA_CACA123@HOTMAIL.COM BEIJOSSSS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  5. Oii meu nome é Lúcia,tenho 58 anos,e derrepente,fiz uma ressonancia magneticamp/detectar problemas de dor de cabeça,acabei sabendo que tebho,um angioma endovenoso cerebelar ainda farei uma arteriografia p/ depois operar,estou muito anciosa,nao sei até onde vai esse risco,se vc puder me add msn é:emylu55@hotmail.com,gostaria de conversar com alguem,sobre isso estou muito anciosa,bjosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  6. Eu tenho 19 anos e tenho cavernoma do tronco cerebral, fikei com o lado esquerdo dormente e com os olhos tortos. eu queria saber se é melhor eu fazer a cirurgia ou não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce fez a cirurgia, minha noiva tem o mesmo...

      abs

      Excluir
    2. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  7. Oii, me chamo laryanne, tenho um hemangioma cavernoso na veia arteria do lado direito do pescoço.. e de um tempo pra ka, ele só fica estufado e pouco dolorido!!! O que eu façooo?


    qualquer coisa me mandem um email se não for muito incomodo!

    lary.mat@live.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Anália,
    Chamo-me Sara e também tenho um angioma cavernoso no tronco encefálico. Faço a minha vida normal, contudo estou ciente que vivo com uma bomba relógio no cérebro.
    Gostava de me manter em contacto, pois sei que este tema não é muito estudado no mundo da investigação, e nesse sentido gostaria de trocar informação pertinente.

    deixo meu email: sararebelo03@gmail.com

    muito obrigada e felicidades a todos
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  9. oi meu nome e Daniel tenho um cavernoma de tronco cefálico sofro com isso a 11 anos atras já tive paralisia da parte esquerda e chequei andar de cadeira de roda hoje 23/05/2012 estou me recuperando de outro sangramento que tive dia 19/05/2012 vou melhorar yokobatake@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  10. bom dia estou me recuperando cada vez mais hoje yoltei a trabalhar ainda sinto umas tonturas e ando de bengala mais estou me recuperando sei que tenho uma bomba na cabeça mais tenho que viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. meunome é Frank Navarro. tenhovarios angiomas cavernosos nocelebro. e um deles está aumentando mto e desgovernadamente. o medico acha q a melhor saida é uma neurocirurgia urgente. nunca TIVE NADA, SEMPRE TINHA DISPOSISÃO PRA TUDO. QUANDOEM 2002 TIVE A PRIMEIRA CRISE. FOI ORRIVÉL, EM FORMA DE AVC. PARALISOU TODO O MEUU LADO DIREITO. ESTAVAM TRATANDO COMO NEUROCISTECERCOSE ATIVA. AI DEPOIS DEOUTRAS CRISES, REPETIRAM DE NOVO OS EXAMES, RESONANCIAS, TOMOGRAFIAS, ETC. RSOLVERÃO ENTÃO FAZER UMA ARTEREOGRAFIA. FOI ONDE VIRÃO Q SE TRATAVA DE ANGIOMA CAVERNOSO. MÁS ISSO FOI SÓ EM 2005, DEPOIS DE TRÉS OUTROS HEPISODIOS. HJ TENHO UM HISTORICO DE SETE ( AVE ) E DOIS ( AIT ). A QUEMDIGA QUE EU SOU A PROVA VIVA DE QUE DEUS EXISTE. SOU CASADO.TENHO DOIS FILHOS E UMA MULHER MARAVILHOSA. TENHO MUITA FÉ E MUITA FORÇA DE VONTADE E ISSO QUE ME MANTEM AQUI. QUERIA PODER DIZER MAIS. MÁS ESTOU BASTANTE EMOCIONADO. PRIMEIRO POR VER O SEU RELATO. SEGUNDO POR ESTAR FALANDO SOBRE MIM. SE QUISEREM ME ADICIONE. MEU ORKUT É (
      franknavarroalvesdeoliveira@yahoo.com.br ). meu facebok é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). o meu msn é ( franknavarrodhux@hotmail.com ). me adicionem por favor. fiquem todos com Deus.e q Jesus t abenõe, t ilumine, e t proteja. hj e sempre. a vc e toda a sua familia. e q assim seja, amém.

      Excluir
  11. Meu nome é Daniele, minha irmã tinha Cavernoma e Angioma, nunca sentiu uma dor de cabeça que justificasse, teve uma dormência no lado direito e foi ao hospital, descobriu em outubro, operou em novembro e faleceu em dezembro, tudo muito rápido. Tinha 32 anos. Hoje penso que pessoas que tem o mesmo problema que ela e vcs tem que procurar recursos e altos profissionais, pois é muito sério. Até hoje não me conformo como pude perder minha irmã dessa maneira. Entrou bem, saiu da cirurgia falando, comendo, e no dia seguinte ela entrou em coma. Muito triste, minha via não é mais a mesma sem ela. Oro por todos que tem essa doença para que não aconteça o mesmo. Fiquem com Deus e tenham fé, pois pra Deus nada é impossivel!

    ResponderExcluir