sábado, 24 de outubro de 2009

Craniotomia

A craniotomia é uma abertura cirúrgica do crânio, com o objetivo de se obter acesso às meninges ou à massa encefálica. Após uma série de trepanações, utiliza-se uma serra de Gigli para que o osso entre os furos seja serrado, e então a área óssea delimitada pelas trepanações é retirada, dando acesso imediato à dura-máter.

O tamanho e localização das craniotomias variam de acordo com o objetivo e estrutura a ser abordada. As craniotomias de pacientes vítimas de trauma crânio-encefálico, por exemplo,variam com o tamanho do hematoma a ser drenado e a necessidade de descompressão do tecido cerebral - variam de trepanações únicas para hematomas localizados até as ditas craniotomias descompressivas para tumefações cerebrais difusas.

Atualmente, vêm sendo empregadas craniotomias pequenas para algumas lesões profundas (como tumores) e cirurgias de aneurisma cerebral ("Key-hole surgery").


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Craniotomia


Um comentário:

  1. A minha sobrinha tenhe 2 anos de vida sofre de um angioma sito na zona da testa atinguindo também a cabeça.
    Ao longo do tempo foi dando crises de eplépsia, dado que neste momento também acontece, ficando com pouca força na parte esquerda do corpo (olho, parte da boca braço e perna). eu tenho muitas dúvidas acerca do angioma pois neste momento os medicos estão a estudar a melhor forma. Mas acho que estão a demorar muito para arranjar a melhor forma de poder iliminar, uma vez que está atinguindo a parte do corpo mais importânte o cerebro.
    Não sei que devo fazer qual será a melhor forma para iliminar? sei que existe riscos. então será que existe tratamentos eficazes será que a operação seria o edial? pois aina não sabemos o que fazer

    ResponderExcluir